Desgaste ou Falta de Lubrificação problema de
uma válvula do motor "prender"
´´ VÀLVULAS PRESA ´´enquanto outra não pode ser causado
por uma variedade de fatores, relacionados tanto ao desgaste quanto à
manutenção. Aqui estão algumas razões comuns:
- Dica: Uma válvula pode prender se
não estiver recebendo lubrificação adequada, o que pode ser devido a um
problema no sistema de lubrificação ou ao acúmulo de resíduos. Isso causa
aumento do atrito, levando a válvula a
ficar presa !!
- Explicação: Se uma válvula recebe menos
óleo por conta de um bloqueio ou falha no fluxo de óleo, ela pode
sobreaquecer e expandir mais do que o normal, o que pode fazê-la prender. Acúmulo de Carbono fuligem
- Dica: O acúmulo de depósitos de
carbono na haste da válvula ou nas guias pode fazer com que uma válvula
trave, enquanto outra permanece funcional.
- Explicação: Motores que operam com
mistura rica , falta de manutenção regularmente, podem desenvolver
depósitos de carbono, o que impede o movimento suave da válvula.. Problema na Sede da
Válvula
- Dica: Desgaste desigual ou um
problema na sede da válvula pode causar seu travamento.
- Explicação: Se a sede da válvula não está alinhada corretamente ou está excessivamente
- desgastada, a válvula
pode não fechar corretamente, causando superaquecimento ou travamento {abertura da válvula}que nada mais e que
uma válvula presa !!!
Diferença no Ajuste da Folga das Válvulas
- Dica: Uma folga de válvula
incorretamente ajustada pode causar travamento em uma válvula.e perda
de compressão do motor !!
- Explicação: Se a folga da válvula
estiver muito apertada, a válvula pode não fechar completamente, levando
ao superaquecimento e possível travamento sendo assim esta motocicleta não ira funcionar ou ira funcionar com
dificuldade no momento da partida!!!!
5. Defeito Mecânico ou Desalinhamento
- Dica: Um defeito mecânico, como
uma mola de válvula quebrada ou desalinhamento da válvula, pode fazer com
que uma válvula prenda.
- Explicação: Se a mola da válvula não
estiver funcionando corretamente, a válvula pode não retornar à sua
posição original, causando travamento. Além disso, um desalinhamento da
válvula com a guia pode causar atrito excessivo.
DICA EXTRA
Se
uma válvula está prendendo e outra não, isso pode ser devido a uma combinação
de fatores específicos dessa válvula em particular, como problemas de
lubrificação, acúmulo de fuligem, desgaste desigual, ajuste inadequado da folga
ou problemas mecânicos. Cada uma dessas causas pode afetar as válvulas de
maneira diferente, dependendo das condições operacionais e da manutenção do
motor.
Tags
DICAS